Sabemos que a sociedade brasileira e caracterizada por uma grande “mistura” a pluralidade étnica, sendo esta produto de um processo histórico que inseriu num mesmo cenário três grupos distintos: portugueses, índios e negros de origem africana. Este contato favoreceu o intercurso das culturas, levando à construção de um país miscigenado. Mas apesar da importância desta troca cultural, esse contato desencadeou alguns desencontros. As diferenças se acentuaram, levando à formação de uma hierarquia de classes que deixava evidentes à distância e o prestígio social entre colonizadores e colonos. Os índios e, em especial, os negros permaneceram em situação de desigualdade situando-se na marginalidade e exclusão social, Sem a assistência devida dos órgãos responsáveis, os sujeitos tornam-se alheios ao exercício da cidadania.
È na escola que acontece o processo de socialização das crianças desde a educação infantil até nas séries finais é nela que se estabelecem relações com crianças e jovens de diferentes núcleos familiares. Esse contato diversificado poderá fazer da escola o primeiro espaço de vivência das tensões raciais. Por isso nós professores temos que estar preparados através das diversas formações para tornar esta troca de conhecimento agradável sem nenhum tipo de preconceito.
Devemos refletir, contudo de como a escola oferece a possibilidade de colocar num mesmo cenário esta problematização. Ao contemplarmos as relações raciais dentro do espaço escolar, questionamo-nos até que ponto ele está sendo coerente com a sua função social quando se propõe a ser um espaço que preserva a diversidade cultural, responsável pela promoção da eqüidade. Sendo assim, aguardamos mecanismos que devam possibilitar um aprendizado mais sistematizado favorecendo a ascensão profissional e pessoal de todos os que usufruem os seus serviços.
sexta-feira, 29 de abril de 2011
domingo, 10 de abril de 2011
PESQUISA POR PROJETO
A pesquisa escolhida teve como tema: *Problematizar espaço e tempo: O fazer pedagógico em História e Geografia nas séries iniciais. Os conteúdos curriculares envolvidos foram: *O Fluxo Migratório dos alunos da 3ª série do PA Santa Maria; *Origens das famílias; *O que levou a vinda das famílias para esta localidade; *O que as famílias trouxeram das cidades de origem. Números de alunos envolvidos na pesquisa: 14 alunos; Professoras: Eliane Ribeiro de Souza e Lília Aparecida Oliveira. Foram utilizadas as seguintes mídias: *Computador para pesquisas em site, Impressora, Câmera Digital e Mapas. Duração: 1 Bimestre Atitudes dos alunos durante a pesquisa: Percebemos que durante as atividades propostas os alunos mostraram-se bastante interessados, pois a pesquisa veio de encontro com a realidade dos alunos, onde os mesmos se empenharam em trazer respondido o questionário elaborado e após os resultados da analise fizemos assim puderam compreender que esse vai e vem enriquece a convivência coletiva e contribui para o crescimento cultural e econômico de suas famílias, município, estado e nação. Análise da pesquisa: A pesquisa teve como objetivo identificar o fluxo migratório dos alunos da 3ª série da Escola Municipal Bela Vista. Desenvolvemos pesquisa bibliográfica e empírica. Conscientes de que a construção do conhecimento não se dá exclusivamente no contexto escolar, mas, com a colaboração da família, pois a mesma é uma fonte viva de história, podendo perpassar sua história de geração em geração e que a família tem um papel importantíssimo na vida escolar de seus filhos e da comunidade local. Foi com base nessas reflexões que desenvolvemos atividades de pesquisa estendida aos pais e alunos, com o intuito de descobrir suas origens. Podemos ainda salientar que quando se trabalha com a realidade próxima do aluno, há maior envolvimento, participação, construção e aquisição de um conhecimento mais eficaz. Mediante isso os alunos trabalharam com os recursos tecnológicos possíveis como: pesquisa na internet, livros, mapas para localização, questionários destinados aos seus pais, levantamento de dados para obtermos informações necessárias acerca das atividades propostas. A pesquisa foi muito significativa tanto para os alunos quanto para nós, pois conseguimos visualizar a origem de cada família que representam os alunos da 3ª série, entender sua realidade e respeitar sua cultura.
MOMENTO DE REFLEXÃO - Professor e prática pedagógica
Como vimos no vídeo (TICs no Ensino) e percebemos há todos os instantes no nosso cotidiano que os nossos jovens e crianças de hoje não tem os mesmos interesses de outra hora. Por isso alguns educadores tem muitas dificuldades em fazer com que esses alunos aprendam da mesma forma tradicional que foram ensinados, pois não fomos criados nesta época tivemos pouco acesso ou quase nada a celulares, computadores, vídeo games, até mesmo o acesso a televisão era difícil. Mas como mostra o vídeo fazendo uma projeção futurista de como o uso das tecnologias vão atuar nas salas de aula é muito importante começarmos a inserir as novas ferramentas que estamos aprendendo a lidar nas nossas praticas pedagógicas. Este uso com certeza trará grandes conquistas para todos e o grande beneficiado vai ser nos professores porque vamos aprender muito com esta nova geração.
quinta-feira, 7 de abril de 2011
CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA
Programa Portal do Professor
Área do Conhecimento: Língua Portuguesa
Autora: Michele Machado Fernandes
Tema: Aprendendo a elaborar um bom currículo
A aula elaborada pela professora Michele transcorreu seguindo seis passos, primeiro ela trabalhou com a leitura de material teórico levando os alunos a interagir com o assunto, segundo exposição de anúncios de empregos reais e variados, terceiro partiu para produção do currículo, no quarto passo da aula realizaram a analise do currículo, quinto “Quem fica com o emprego?” e sexto e ultimo passo foi a reescrita do currículo para que ficasse adequado á vaga conforme sugestões dadas pelo grupo. O interessante desta aula foi como a professora conseguiu abordar um tema atual que os jovens alunos vão utilizar para entrar no mercado de trabalho (e que muitos ainda tem dificuldade em elaborar) ao mesmo tempo em que também abordou conteúdos curriculares da Língua Portuguesa como a: Identificação do gênero textual, aprender a redigir um currículo de forma eficiente, reconhecer um currículo de qualidade, compreender os requisitos de um anúncio de emprego. Utilizando recursos simples e de fácil acesso como Laboratório de informática para pesquisa, digitação e impressão dos currículos construídos, anúncios de jornais também podendo ser pesquisados pelo site além de material xerocado. A aula propôs desafios aos alunos quando o grupo analisa o currículo de cada um e elege “Quem fica com o emprego?” A avaliação será a verificação do desenvolvimento da escrita do primeiro para o segundo texto e a discussão realizando a autoavaliação. É importante trabalharmos com temas que serão úteis para a vida dos nossos alunos.
segunda-feira, 4 de abril de 2011
domingo, 3 de abril de 2011
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
Com esse imenso “Volume de Informação” como frisou o professor Dr.Ladislau Dowbor a escola precisa “selecionar” e ter clareza naquilo que se propõe.
A escola vem trabalhando com as novas tecnologias ainda um pouco timidamente, pois sabemos que temos nossas limitações tanto materiais como humano.
Hoje estamos tendo oportunidade através das formações das TICs de adquirir novos conhecimentos tecnológicos e assim também estar contribuindo com a aprendizagem dos nossos alunos. E esta troca de conhecimentos entre professores, gestores e alunos acaba sendo enriquecedor para todos os sujeitos envolvidos.
A escola vem trabalhando com as novas tecnologias ainda um pouco timidamente, pois sabemos que temos nossas limitações tanto materiais como humano.
Hoje estamos tendo oportunidade através das formações das TICs de adquirir novos conhecimentos tecnológicos e assim também estar contribuindo com a aprendizagem dos nossos alunos. E esta troca de conhecimentos entre professores, gestores e alunos acaba sendo enriquecedor para todos os sujeitos envolvidos.
sábado, 2 de abril de 2011
Preocupação e Expectativa no uso da tecnologia nos Processos de ensino e aprendizagem
Vimos na entrevista de Nóvoa e no texto de dissertação de Paulo Blikstein e Marcelo Knorich Zuffo, que a escola carrega uma grande complexidade em todas as esferas sociais. Como educadores temos que estar a todo o momento nos aperfeiçoando para podermos atender as expectativas sociais que nos é atribuída.
Minha preocupação como educadora e aprendiz e saber colocar em prática os novos conhecimentos adquiridos nas TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação).
Por que do ponto de vista do aprendizado, essas ferramentas devem colaborar para trabalhar conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem elas. É preciso, porém a elaboração de um planejamento adequado para a utilização dos recursos tecnológicos para que este uso seja eficaz na aprendizagem do aluno.
Minha preocupação como educadora e aprendiz e saber colocar em prática os novos conhecimentos adquiridos nas TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação).
Por que do ponto de vista do aprendizado, essas ferramentas devem colaborar para trabalhar conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem elas. É preciso, porém a elaboração de um planejamento adequado para a utilização dos recursos tecnológicos para que este uso seja eficaz na aprendizagem do aluno.
Assinar:
Postagens (Atom)